Voltar

Universidade de Lisboa organiza "Fórum da paz positiva no futebol e outros desportos"

Evento a 8 de maio

O evento está a ser organizada com um grupo de alunos da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do ISCSP-Ulisboa. Pretende-se contribuir para a Paz Positiva no Futebol e outros desportos, trazendo à conversa pessoas com paixão clubística bem definida e entusiasta que mantenham relações  - conjugais, familiares, de amizade, colegiais no trabalho, ou outras - dentro dos limites da civilidade e da Paz, com pessoas de clubes tradicionalmente rivais.

O problema da violência no desporto não é de agora, nem se confina a 
uma zona particular do globo. Importa porém considerar, como sempre, as soluções. Lembramos por isso a investigação do Professor de Oxford e fundador do construcionismo social, Rom Harré, sobre o hooliganismo britânico, bem como projeto públicos de conversações construtivas, como o Public Conversation Project, que nos inspiram a uma busca positiva de práticas relacionais e comunicacionais dignificadoras e respeitadoras da diferença. 

A ideia deste Fórum, que terá em Maio a sua 1ª Edição é, junto de um grupo de alunos de GRH que estão mobilizados para a iniciativa, e de participantes a convidar, incluindo responsáveis e membros de claques de futebol, dar voz às soluções encontradas para, em simultâneo, saber  manter a paixão clubística e as relações harmoniosas com pessoas  significativas, coleccionando assim ‘boas práticas’, narrativas exemplares e casos de superação do conflito e da violência.