Voltar

Surfista filipino abdica da medalha de ouro para salvar adversário

Um gesto que é já considerado o grande momento desta competição bianual e que valeu imediatamente a Casugay o título de herói no país.

É uma história de enorme desportivismo que chega das Filipinas e que se está a tornar viral. Dias antes do começo da 30.ª edição dos Jogos do Sudeste Asiático, Roger Casugay era um perfeito desconhecido, mas durante a competição acabou por ser tornar um verdadeiro herói da prova e do seu país. Isto porque abdicou do triunfo nas meias-finais da prova de longboard para salvar a vida ao adversário, que estava em risco de se afogar.

Casugay estava na água frente ao indonésio Arip Nurhidayat, numa bateria realizada na sexta-feira passada, quando a entrada de um set vassoura acabou por partir o leash a Nurhidayat. Com poucos minutos para o final da disputa, o filipino estava a tentar dar a volta ao heat, mas abdicou de lutar pelo triunfo para ir salvar o adversário.

Com várias ondas de respeito ainda a entrar, o indonésio poderia estar em perigo de se afogar, mas a ação de Casugay, que é professor de surf, foi determinante, segundo relatam as pessoas que estavam na areia a assistir a tudo. Depois do salvamento, ambos saíram de água na prancha do filipino.  

Um gesto que é já considerado o grande momento desta competição bianual e que valeu imediatamente a Casugay o título de herói no país. O desportivismo e altruísmo demonstrados fizeram eco em todo o lado e o Ministro dos Desportos filipino garantiu mesmo que o surfista iria ser recebido pelo presidente do país, como forma de homenagem pelo gesto.  

Mas a história não termina aqui. Isto porque devido ao ato heroico, a organização decidiu premiar Casugay com um rematch das meias-finais. Aí já não foi preciso salvar ninguém e o surfista filipino acabou mesmo por vencer, passando à final. Este domingo acabou por vencer a final frente a um compatriota, tornando-se no primeiro filipino da história a conquistar uma medalha de ouro em surf.

Fonte: https://beachcam.meo.pt/newsroom/2019/12/surfista-filipino-vira-heroi-depois-de-abdicar-da-corrida-ao-ouro-para-salvar-rival/?fbclid=IwAR0S5CdQDWaa-cciz_gBQkByNiAcHUTwLNGHP8Awa8fyrV7Tzi0RAVK-4Ms