Voltar

IPDJ, Alto Comissariado para as Migrações e Fundação Benfica assinam protocolo “Violência fora de jogo”

O Instituto Português do Desporto e Juventude, o Alto Comissariado para as Migrações e a Fundação Benfica assinaram, esta segunda feira, dia 24 de junho, o protocolo «Violência fora de jogo». Trata-se de um projeto no âmbito da prevenção da violência e que passa pela capacitação institucional e pessoal de técnicos, treinadores e dirigentes desportivos, sobretudo em duas vertentes - violência sexual e violência baseada na diferença.

Desta forma, e por via da capacitação dos agentes desportivos, será possível comunicar melhor à sociedade modelos de prevenção e combate à violência no desporto. Desde logo por via da disponibilização de informação a atletas e pais, bem como pela criação de programas e suportes formativos gratuitos a organizações, clubes, escolas e instituições que organizem formação e/ou competições desportivas formais ou informais.

O «Violência fora de jogo» terá uma primeira fase piloto e será submetido a uma avaliação, a decorrer no primeiro trimestre de 2020, para só depois dar lugar à implementação plena em todas as escolas de futebol Benfica, espalhadas pelo país.

Quer o denominação do projeto, quer o respetivo logotipo são resultado dos trabalhos criados no curso de Imagem Interativa, no âmbito do projeto «Abuso fora de jogo», da Casa Pia de Lisboa, I.P.

A cerimónia de assinatura do referido protocolo decorreu no Auditório Jacob Rodrigues Pereira, da Casa Pia de Lisboa, e contou com a presença do Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, e da Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, Luísa Malhó, e do Presidente Executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia.