Voltar

Governo quer combater violência no desporto com campanha "Violência Zero"

"Violência Zero" é o nome da campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto que o Ministério da Educação lançou esta quarta-feira, 17 de abril, com vista a sensibilizar a população para o fenómeno da violência.

Com a mensagem "Há momentos no desporto que marcam para sempre... Não deixe que a violência seja um deles", esta campanha arranca com um spot que dá voz a cinco adeptos reais que, sentados a uma mesa, recordam momentos marcantes relacionados com o futebol.

Desta conversa resultam quatro histórias de alegria, entusiasmo, amor e orgulho e uma menos feliz - uma história real, de violência - que José viveu com o filho e que desejaria que nunca tivesse acontecido. Esta história má coloca um ponto final no ambiente de alegria que reina à mesa.

A campanha será difundida durante três semanas na SIC e na SIC Notícias, na TVI e na TVI 24, na CMTV e, durante quatro semanas, na RTP e na RTP3. A campanha será também veiculada nas redes sociais de parceiros como a Liga de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, entre outros.

Na internet, o site www.violenciazero.gov.pt servirá de base para a promoção desta ação e promoverá o fair play no desporto, utilizando ainda as redes sociais Facebook e Instagram para a divulgação de iniciativas e recursos pedagógicos promovidos no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), ressalvando ainda exemplos de boas práticas e notícias no campo da ética desportiva.

A campanha #ViolênciaZero vai percorrer redes sociais e sites noticiosos, e será partilhada nos fóruns em que habitualmente mais se discute sobre desporto e em que os termos utilizados ultrapassam frequentemente o limite do razoável.

Para levar esta campanha às escolas, o Ministério da Educação desafiou todos os agrupamentos escolares a realizarem, de 13 a 17 de Maio, a "Semana Contra a Violência no Desporto".