Voltar

FPF lança campanha de apelo ao fair play no desporto

Quase cinco meses depois da #ViolênciaZero ter sido lançada pelo Ministério da Educação, surge uma nova campanha de apelo ao fair play no desporto. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) acaba de lançar o movimento #DeixaJogar, que tem como principal objetivo combater os episódios de mau comportamento nas bancadas, consciencializar os pais e público em geral e, ao mesmo tempo, promover as boas práticas e os bons exemplos de fair play.

Na sua página oficial, a FPF explica que “o futebol é para ser vivido com emoção e competitividade” e que, “acima de tudo, o respeito e o desportivismo para com todos os intervenientes de jogo têm de imperar em todas as circunstâncias”.

O filme de 1 minuto e meio foca-se na problemática no futebol de formação. Nele se pode assistir a um conjunto de pais que lê em voz alta aquilo que mais marcou os seus filhos na última época e, nesse momento, é captada a reação dos mesmos ao ler aquilo que são apenas ofensas e palavrões.

A prevenção e o combate à violência no Desporto tem sido um dos desideratos do XXI Governo Constitucional, e o envolvimento de toda a sociedade civil é fundamental para que tal seja alcançado. Além desta nova campanha da FPF, têm-se multiplicado inúmeras iniciativas por parte da Liga Portugal e dos Clubes e Associações que, por iniciativa própria, têm fomentado a cultura de respeito e fair play.