Voltar

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto abre portas em Viseu

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), abriu as portas, em Viseu, esta segunda-feira, 22 de julho, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Educação, com a tutela do desporto, Tiago Brandão Rodrigues, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, bem como do Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henrique.

Segundo Tiago Brandão Rodrigues, a criação do organismo "era uma necessidade urgente" para "combater sem tréguas a violência", que, segundo o governante, é "o maior perigo do Desporto". Palavras secundadas pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que referiu que a APCVD é um organismo "decisivo" e que congrega esforços no combate à violência no desporto.

A menos de duas semanas do arranque da nova época futebolística e mais de duas semanas após a aprovação das alterações legislativas ao Regime Jurídico do Combate à Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância nos Espetáculos Desportivos, o presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro, aproveitou a ocasião para, entre outras mensagens, apresentar o novo espaço de trabalho e os meios técnicos e humanos ao serviço da Autoridade, referindo que a Autoridade “não deverá ser vista como uma panaceia”, mas antes como parte de um conjunto de intervenientes e de medidas necessárias para alterar o contexto atual.

A campanha “Violência Zero” – um dos produtos desta recém-criada Autoridade, em conjunto com o Instituto Português do Desporto e da Juventude – também marcou presença no local, com quadros com alguns testemunhos de “fair play”.

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto garante, em articulação com as forças de segurança, a fiscalização do cumprimento do regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, assegurando a instrução de processos contraordenacionais e a aplicação de coimas e sanções acessórias, nunca esquecendo a prevenção. A APCVD tem ainda como missão a promoção de atividades relacionadas com a criação de um contexto desportivo assente em princípios e valores éticos, entre outras atribuições, indo ao encontro das determinações previstas na Convenção do Conselho da Europa sobre uma Abordagem Integrada da Segurança, da Proteção e dos Serviços por ocasião dos Jogos de Futebol e Outras Manifestações Desportivas, ratificada pelo Estado português no ano passado.

A criação desta Autoridade é, deste modo, um passo fundamental no sentido de alcançar o objetivo assumido pelo XXI Governo de promoção da intervenção sobre os fenómenos de violência associados aos espetáculos e, particularmente, às atividades desportivas.

O Governo tem abordado estes fenómenos nas suas mais diversas dimensões, de forma consistente e concertada: além da criação desta Autoridade e das referidas alterações à Lei que estabelece o regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, foi constituído um Grupo de Trabalho para uma abordagem multi-institucional das temáticas associadas à violência no desporto e foi lançada a campanha de sensibilização “Violência Zero”.

A sede da APCVD, com cerca de duas dezenas de funcionários, ficará nas antigas instalações da Universidade Católica Portuguesa, na atual incubadora Vissaium XXI, da cidade de Viseu.