Voltar

Programa “Respeite o seu filho” é exemplo nacional de boas práticas da ética no desporto

S. João da Madeira foi o município em destaque em encontro nacional que contou com a presença do Secretário de Estado Juventude e do Desporto.

Com o objetivo de “mostrar o que de melhor se faz em Portugal na ética desportiva”, realizou-se em Lisboa, no início desta semana, um encontro promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Entre federações e associações, S. João da Madeira foi o único município apresentado como exemplo de boas práticas, pela concretização do programa “Respeite o seu filho”.
Neste “Encontro de Boas Práticas da Ética no Desporto”, que contou com a participação de diversos embaixadores do “Plano Nacional Ética no Desporto”, aquele programa municipal, lançado em 2018 pela Câmara de S. João da Madeira, foi apresentado pelo responsável da Divisão de Desporto da autarquia, Pedro Carvalho, no painel dedicado à partilha de exemplos de boas práticas.
Refira-se que S. João da Madeira é, juntamente com Lisboa, um dos dois municípios certificados com a Bandeira da Ética atribuída no âmbito do Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED), galardão recebido em setembro deste ano e que distingue boas práticas de promoção do “fair play”.

Afirmar os valores do Desporto
A cerimónia decorreu no Museu Nacional do Desporto, onde o Secretário de Estado João Paulo Rebelo realçou a grande importância social do Desporto, lembrando que, nesse sentido, o setor tem de assumir a responsabilidade de enfrentar um dos seus “maiores desafios”, que é “a defesa e o reafirmar dos seus valores”.
Precisamente com esse objetivo, o Município de S. João da Madeira vem desenvolvendo, desde 2018, o programa “Respeite o seu filho”, promovendo, de uma forma criativa e graficamente apelativa, valores e comportamentos éticos junto do público que assiste a provas desportivas dos escalões de formação.
Os materiais de divulgação desta iniciativa sanjoanense incluem uma pequena embalagem – em forma de caixa de medicamentos -, na qual estão inscritas mensagens e imagens que convidam a viver o desporto de forma tranquila e positiva. No seu interior é possível encontrar pastilhas elásticas sem açúcar para ajudar a controlar o “stress”, assim como uma bula com informações úteis sobre o programa.