Voltar

Jogador do Sótão salvo por fisioterapeuta do Sp. Braga

Jogador do Sótão salvo por fisioterapeuta do Sp. Braga

Jogador do Sótão salvo por fisioterapeuta do Sp. Braga

De Braga chega-nos um grande exemplo de fair-play protagonizado por Nuno Xavier, fisioterapeuta da equipa de futebol de praia do Sp. Braga. Numa altura em que o jogo entre o Sótão e o Buarcos, a contar para a 6.ª ronda do Campeonato Elite de Futebol de Praia, estava empatado, Fabinho, jogador do Sótão, sentiu-se mal no banco de suplentes e Nuno Xavier não hesitou em auxiliar o atleta.

"O Sótão não tinha nenhum assistente e eu estava na zona técnica caso fosse preciso alguma coisa. De repente vi os jogadores aos gritos e corri de imediato para o banco do Sótão. Quando cheguei lá vi o atleta [Fabinho] inanimado, completamente sem sentidos e prestei-lhe a assistência imediata. Coloquei-o na posição lateral, abri-lhe a boca e tentei mexer-lhe na caixa torácica. A Cruz Vermelha também interveio rapidamente e o vómito que ele teve veio para fora e não reverteu para dentro. Caso contrário, ele podia sufocar. Se não houvesse uma rápida intervenção, as coisas podiam ter corrido mal", recorda Nuno Xavier.

Referindo que, mais do que o seu "dever como profissional", fez o seu "dever como pessoa", o fisioterapeuta explicou ainda que, após o incidente, Fabinho recebeu oxigénio e "conseguiu estabilizar". Para Nuno Xavier, casos como estes mostram a importância de haver sempre pessoal médico presente nos eventos desportivos: "É fundamental haver pessoal especializado em termos clínicos no terreno. Estes tipos de situações são imprevisíveis e às vezes são deixadas um bocadinho para trás. Há lesões que exigem uma rápida intervenção e só assim se consegue impedir mais complicações para os atletas."

 

Fonte: Jornal Record

Jogador do Sótão salvo por fisioterapeuta do Sp. Braga